É possível transformar o stress do dia a dia em energia e foco.
Os melhores desempenhos não são conseguidos quando evitas o stress mas quando o encaras, sabes gerir e aproveitas o estado de prontidão em que o stress te coloca.
Desafia a ideia de ter de eliminar as fontes de stress, e pondera encarar os desafios com uma atitude de crescimento e aprendizagem.
Gerir os níveis de stress não é apenas evitar o que nos incomoda, mas aprender a olhar para as situações difíceis como oportunidades de aprendizagem.
“Adotar a atitude correta pode transformar um stress negativo em positivo” – Hans Selye
Ao encarar os desafios com uma atitude positiva, podes transformar o stress em energia para evoluir, cumprir objetivos e atingir metas desejadas.
Pondera que a mesma situação pode destruir-nos ou construir-nos. É a forma como a encaramos que pode fazer a diferença.
O mecanismo de resposta ao stress em si não é mau. Pode prejudicar-nos ou motivar-nos, dependendo da intensidade mas também da nossa atitude perante o desafio.
Se encaramos um fator de stress como algo assustador ou avassalador, seguramente vai desencadear ansiedade ou mesmo esgotamento.
Mas se optares por encarar o mesmo stress como um desafio ou uma oportunidade de crescimento, ele torna-se motivador. Impulsiona-nos a trabalhar mais, a tornar-nos mais fortes e a alcançar coisas que não pensávamos que conseguiríamos.
A forma como pensamos e reagimos ao stress pode alterar completamente o seu efeito sobre nós.
Não se trata de fingir que tudo é fácil.
Trata-se de escolher encarar as dificuldades como oportunidades para te fortaleceres.
Conexões inesperadas:
A forma como pensas afeta o teu corpo, até a tua saúde
Desafia a ideia de “ser positivo”
Pensar que a positividade significa evitar todo o stress ou sentimentos maus é contraproducente. A verdadeira positividade significa enfrentar o stress com força determinação e especialmente com um propósito.
Uma positividade orientada para o crescimento não evita situações ou emoções difíceis. Trata de decidir o que se faz com essas situações e identificar oportunidades de aprendizagem.
Transforma o stress em combustível, não atrito
Os melhores desempenhos surgem não porque evitas o stress mas porque reformulas o stress. Encara o stress como um sinal de que estás a ultrapassar limites, como uma ativação e não como algo que te prejudica.
O stress pode ser um sinal oculto de propósito
Sentir-se stressado pode ser encarado como um indicador de que estás no caminho para algo significativo, como o teu propósito, uma mudança esperada ou uma aprendizagem e crescimento.
Geralmente tentamos evitar o stress por completo, mas sugiro-te ponderar o contrário: pensar no que nos causa stress como estando a apontar para algo *importante para mim*.
Assim, em vez de fugir ao stress, poderias perguntar: “O que é que este stress diz sobre o que é importante para mim?”
O stress emocional ou social nem sempre é algo a evitar
Uma mudança de atitude em relação ao stress aplica-se também aos relacionamentos.
Não se trata apenas de pensar em desafios pessoais. Adotar a atitude correta durante um conflito, tanto no trabalho como nas amizades, na família ou no amor, pode transformar o stress emocional num momento de compreensão ou de ligação mais profunda.
Pondera que o stress emocional ou social pode levar a laços mais fortes se lidar com ele com a atitude certa.
Adotar a atitude correta é um princípio de liderança
Os líderes que transformam os problemas em oportunidades não se ajudam apenas a si próprios mas mudam a atitude de equipas ou mesmo comunidades.
Usa a tua atitude perante os desafios como uma ferramenta de influência. Se estiveres numa função de liderança (mesmo que informalmente), a forma como encaras desafios espalhar-se e remodelar a forma como os outros respondem perante problemas.
O teu cérebro tem melhor desempenho sob stress
Níveis moderados de stress, quando vistos positivamente, desencadeiam a libertação de neurotransmissores (dopamina e noradrenalina), que melhoram a memória, o foco e a resolução de problemas.
Mas isto só acontece quando o cérebro interpreta o stress como um desafio, se interpretar como uma ameaça, os mesmos neurotransmissores desencadeiam uma reação que te deixa sobrecarregado.
O alto desempenho não significa remover a pressão, significa controlar a tua interpretação da mesma e gerir os níveis de stress.
Os atletas olímpicos sentem stress antes de uma competição, mas chamam-lhe “excitação” ou “energia de foco”, e não medo. A sua atitude transforma a mesma sensação em máxima prontidão.
Flexibilidade psicológica significa Resiliência
A capacidade de te adaptares às mudanças e desafios da vida, ajustando pensamentos e comportamentos de acordo com as circunstâncias pode ser treinada.
Esta competência é um dos principais indicadores de sucesso e resiliência em ambientes de elevada exigência.
Flexibilidade psicológica é a capacidade de lidar de forma eficaz com emoções difíceis, mantendo o equilíbrio mental e agindo de acordo com os teus valores, mesmo diante de situações stressantes.
Treinar a tua atitude é tão importante como treinar competências
Profissionais de alto desempenho trabalham a sua atitude perante o stress tão seriamente como as capacidades físicas ou técnicas.
Tal como músicos de elide, CEOs ou forças militares especiais, pensa em
- utilizar a visualização para lidar com a ansiedade da performance
- treinar com “inoculação de stress”, expondo-te a ele
- praticar mindfulness para manter a calma no meio do caos.
Adotar a atitude correta é uma capacidade que se treina.
Encara o stress como uma reação fisiológica normal face aos desafios diários, o “inimigo” não está no stress mas numa atitude descontrolada.
Lembro-te que não se trata de fingir que tudo é fácil.
Trata-se de escolher encarar as dificuldades como oportunidades para te fortaleceres
Como colocar em prática:
Mudar a forma como encaramos os desafios do dia a dia
Uma estratégia simples para treinares a mudança de atitude perante o stress e os desafios do dia a dia.
1️⃣ Reconhece o stress como um sinal – como um alerta do corpo para algo que precisa de atenção.
2️⃣ Muda a perspectiva – o stress pode ser transformado em motivação. Evita focar no problema, concentra-te nas soluções.
3️⃣ Pára e Respira – técnicas simples de respiração e meditação ajudam a acalmar a mente e responder ao stress com mais equilíbrio.
4️⃣ Estabelece prioridades – organizar tarefas por prioridades ajuda a evitar sobrecarga.
5️⃣ Acredita em ti – tens capacidade para superar dificuldades… e o stress pode ser uma força motivadora.
A forma como pensamos e reagimos ao stress pode alterar completamente o seu efeito sobre nós.
Incorporar na rotina diária
Ou se preferires, para colocar em prática esta mudança de atitude durante a tua rotina diária
1️⃣ Capta os teus pensamentos – quando estiveres stressado, pára e observa o que estás a pensar. É um desastre ou um desafio? Tomar consciência dos teus pensamentos ajuda a começar a mudá-los.
2️⃣ Reformula a situação – Pergunta a ti mesmo: “O que posso aprender?” “Como é que isto me pode tornar melhor?” Tenta ver o stress como motivação: ir em direção a algo importante para ti.
3️⃣ Define desafios pequenos – Transforma as tarefas em jogos ou desafios pessoais. Em vez de pensar “Preciso de terminar este relatório aborrecido”, pensa “Com que rapidez e eficiência consigo terminá-lo hoje em comparação com a última vez?”
4️⃣ Visualiza o sucesso – Antes de enfrentar alguma situação difícil, fecha os olhos 30 segundos e imagina-te a ter sucesso, sentindo-te calmo, forte e capaz.
5️⃣ Utiliza respiração profunda – O stress vai tomar conta do teu corpo… Acalma-te respirando fundo algumas vezes e diz a ti mesmo: “Eu tenho recursos e consigo lidar com isto.”
Se encaramos um fator de stress como algo assustador ou avassalador, ajuda a causar ansiedade ou esgotamento.
Mas se optarmos por encarar o mesmo stress como um desafio ou uma oportunidade de crescimento, ele torna-se motivador. Pode levar-nos a trabalhar mais, a tornar-nos mais fortes e a alcançar coisas que não pensávamos que conseguiríamos.
Checklist rápida e simples
Uma Checklist rápida e simples que podes usar para construir este hábito – é curta o suficiente para a poderes implementar.
O mecanismo de resposta ao stress em si não é mau: pode prejudicar-nos ou motivar-nos, dependendo sua intensidade mas também da nossa atitude.


